O verbo to be é um dos mais importantes verbos da língua inglesa. Além disso, ele possui dois significados na língua portuguesa que são “ser” e “estar” e também exerce a função de verbo auxiliar. Isso significa que ele acompanha o verbo principal nas frases que exigem seu uso.
Por isso é tão importante entender suas diferentes características e quando ele precisa ser usado ou quando não pode. O verbo to be é utilizado nos três tempos verbais: presente, passado e futuro e nas três formas: afirmativa, negativa e interrogativa.
Por ser um verbo irregular o verbo to be possui formas distintas que variam de acordo com o sujeito. O presente simples é assim utilizado: para o sujeito I o verbo to be é am; para as três terceiras pessoas do singular (he, she, it) o verbo to be é is, e para os demais sujeitos, you (tanto no singular quanto no plural), we e they, o verbo to be é are.
Em perguntas curtas, ou seja, as que recebem respostas do tipo sim ou não, iniciamos a frase com o verbo to be.
Para as respostas, podemos tanto utilizar a forma normal quanto a contraída. No entanto, é necessário atentar-se que a forma contraída é utilizada apenas em situações informais e no inglês falado.
Jamais utiliza-se a forma contraída em uma situação formal, de negócios. Veja os exemplos na tabela abaixo.
Agora, clique aqui para aprender sobre o verbo To Be no passado ou clique aqui para aprender sobre o Present Continuous.