Para o presente contínuo utilizamos o presente do verbo to be (am, is, are) seguido de –ing.
No passado contínuo utilizamos o passado do verbo to be (was, were) seguido do –ing enquanto que no presente perfeito contínuo necessitamos do (being).
IMPORTANTE: o presente contínuo é utilizado para falar sobre situações que estão acontecendo neste momento.
No entanto, como veremos a seguir, ele também pode ser utilizado quando falamos sobre algo que esteja acontecendo em um certo período de tempo no presente, o “extended time”, digamos que em um “tempo estendido”.
Você pode também usar o tempo presente contínuo para falar sobre ações continuando por um período de tempo no presente.
Note algumas das expressões de tempo mais comumente utilizadas: these days (estes dias), nowadays (hoje em dia), this week (esta semana), this month (este mês), this semester (neste semestre), entre outras.
Quanto utilizamos os tempos contínuos, ou gerúndio em português, devemos ter atenção à algumas regras para a escrita do verbo principal.
Para formar o presente contínuo, por exemplo, necessitamos do presente do verbo to be mais o verbo principal seguido de –ing.
Observe as regras abaixo:
Para formar o passado contínuo, você basicamente substitui o presente do verbo to be (am, is, are) pela forma do passado do verbo to be (was, were).
O presente simples geralmente descreve estados ou fatos que sejam permanentes. A forma contínua descreve eventos que estão acontecendo no momento. Estes não continuarão para sempre, ou não serão completados, são eventos temporários ou que estão em progresso.
I live in Bangkok. – permanent (Eu moro em Bangkok.)
I’m living in Bangkok. – temporary (Eu moro em Bangkok.)
This plane lands in Hawaii. – a fact (Este avião aterrissa no Havaí.)
We’re landing. – in progress (Nós estamos aterrissando.)
O presente contínuo é também usado para descrever um compromisso futuro que já foi planejado. Geralmente, a frase possui uma expressão de tempo; esta referência ao futuro enfatiza um evento já planejado.
Esta referência ao futuro é comum quando descrevemos planejamentos de atividades sociais.
No tempo futuro simples o verbo to be segue o verbo auxiliar will (will be) e faz parte do presente perfeito.
Os tempos verbais Perfect serão apresentados separadamente para não causar confusão quanto à sua utilização. Também abordaremos a importância do verbo to be na voz passiva e o uso do going to.
Agora, clique aqui para aprender sobre o verbo To Be no passado ou clique aqui para aprender sobre o verbo To Be no presente.