No tempo passado simples, o verbo permanece da mesma forma para todos os sujeitos.
Quando o verbo for regular, como no exemplo, apenas acrescentamos ed na frase afirmativa, e na forma negativa utilizamos did + not antes do verbo em sua forma do infinitivo sem “to”.
No entanto, precisamos estar atentos à escrita de alguns verbos, por isso, preparamos esta lista com as regras para você entender melhor.
**Tempo passado simples: frases afirmativas e negativas – verbos regulares
O tempo passado simples é utilizado para descrever um evento ocorrido no passado e ações habituais no passado. Uma expressão que define o tempo pode ser utilizada nestes casos.
No entanto, mesmo que esta expressão indicativa de tempo não estiver presente na frase, o tempo em que a ação ocorreu precisará, necessariamente, estar definido no contexto. Alguns exemplos destas expressões são:
1- two hours ago (duas horas atrás)
2- last year (ano passado)
3- when I was a child (quando eu era criança)
4- in September (em setembro)
5- last weekend (final de semana passado)
6- in 2010 (em 2010)
7- yesterday (ontem)
Quando tratamos de verbos irregulares em frases afirmativas cada verbo segue sua própria regra, pois como o nome já diz, estes são os verbos irregulares. Clique aqui para ver a lista como os verbos irregulares mais utilizados.
Já em frases negativas, a regra é a mesma que utilizamos com os verbos regulares, acrescentamos did + not antes da forma infinitiva do verbo sem o “to”.
No exemplo, temos “I forgot her birthday.”, (Eu esqueci do aniversário dela.)
Nesta frase afirmativa, utilizamos o verbo em sua forma no passado simples, forgot.
Já para a frase negativa, acrescentamos didn’t (did not) antes de forget que é a forma infinitiva do verbo. “I didn’t forget her birthday.” (Eu não esqueci do aniversário dela.)
Para perguntar sobre algo que aconteceu no passado utilizamos did antes do sujeito e a forma infinitiva do verbo sem “to”.
As regras para a escrita dos verbos, tanto na afirmativa quanto na interrogativa e negativa seguem as regras dos verbos regulares ou irregulares, conforme for o caso.
No primeira frase da tabela temos “When did you study?” “I studied last night.” (Quando você estudou? Eu estudei ontem à noite.)
Perceba que quando temos uma palavra interrogativa (wh-question) é ela que inicia a frase interrogativa e só depois temos o auxiliar para frases interrogativas no tempo passado, did, e só depois do did é que colocamos o sujeito da frase.
Clique aqui para mais wh-questions com seus usos e significados.
Outro aspecto importante sobre as palavras interrogativas é que quando a frase inicia com perguntas interrogativa que são o sujeito da oração, como o caso de what (o que, qual) no exemplo acima, não utilizamos o verbo auxiliar nem o sujeito.
Neste exemplo what é o sujeito da oração. Veja como outros exemplos em
que a palavra interrogativa é o sujeito da oração:
1- What killed her? (O que a matou?)
2- Who killed her? (Quem a matou?)
3- Who ate the last apple? (Quem comeu a última maçã?)
4- Who wants to go to the park? (Quem quer ir ao parquet?)
5- What kept you so late? (O que atrasou você?)
Isso quer dizer que se você perguntar “Who killed her?” (Quem a matou?), este é outro exemplo de pergunta interrogativa cuja palavra interrogativa é o próprio sujeito.
Sendo assim, não utilizamos o verbo auxiliar did para perguntas. Quando uma pergunta é sobre o sujeito, utilizamos o verbo em sua forma correta, seja no tempo presente, passado ou futuro, mas sem o verbo
auxiliar.
Entretanto, se a pergunta for “What did Jack eat?” “She ate the apple.” (O que Jack comeu? Ela comeu a maça.), temos uma frase cuja pergunta interrogativa é o objeto da oração.
Apesar de Jack ser o sujeito da oração, o objeto do verbo eat (comer) é maça que está representada pelo what (o que) no exemplo. Ou seja, quando a pergunta for sobre o objeto, utilizamos o verbo auxiliar, did, neste caso porque a frase está no passado, e o verbo no infinitivo “eat” sem “to”.
Veja exemplos com algumas outras palavras interrogativas:
1- Why did it happen? (Por que isso aconteceu?)
2- How did it happen? (Como isso aconteceu?)
3- When did it happen? (Quando isso aconteceu?)
Estas regras parecem um pouco confusa em um primeiro momento, mas lembre-se que a prática fará com que você aprenda a utilizar os verbos corretamente.
Por isso é tão importante que você se habitue a estudar diariamente, ou pelo menos 4 ou 5 vezes por semana, é só assim que tanto seu vocabulário quanto sua gramática melhorarão e você se tornará fluente.
Então, pratique, pratique e pratique, até que o estudo do inglês se torne um hábito!