Revista E-Curriculum: A LÍNGUA INGLESA PARA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA

This is an empty menu. Please make sure your menu has items.
Introdução:

Com o crescimento acelerado das diversas possibilidades de acesso ao conhecimento ligadas às tecnologias que possibilitam a interação virtual, surgem novas relações culturais e desafiam os educadores a repensar sua prática pedagógica no sentido de  compreender os caminhos da Educação para atender as necessidades da sociedade atual. 

A evolução do uso da informática no contexto educacional como um recurso pedagógico precisa estar acompanhada de uma reflexão pedagógica comprometida com a construção do conhecimento.

É importante que se pense nas diversas possibilidades dos usos das tecnologias de informação e comunicação, as chamadas TIC, e no nosso caso o uso do laptop em sala de aula, para a transformação e apropriação do conhecimento.

De acordo com Valentini e Soares (2005, p.14) a utilização dos recursos tecnológicos não levará a “inovações pedagógicas se não romper com os antigos paradigmas empiristas de ensino-aprendizagem”. Sendo utilizados apenas como uma ferramenta, os laptops apenas serviriam para a reprodução de informações, e não para a reelaboração de saberes. 

 

 

Entende-se assim que, ao apropriarem-se das TIC, os educadores levam consigo as novas gerações a também se apropriarem para delas fazerem novos usos, explorar novos recursos, enfim, comportar-se como aprendizes permanentes, tornando-se investigadores permanentes, onde todos, em diferentes graus e modos, poderão ser incluídos. 

Aqueles a quem é negado o direito de desenvolver as habilidades e competências exigidas pelas novas TIC tornam-se cada vez menos capazes de se inserir e de participar de economias e sociedades crescentemente dependentes de tecnologia. (OCDE, 2000 (apud BRASIL 2008, p.49).

Nesse sentido, o que aqui se apresenta é o resultado de um projeto que mostra a importância do uso do laptop na sala de aula refletindo como esse uso pode contribuir para ir além de uma educação baseada na transmissão, exposição e repetição de conteúdos para uma concepção de Educação onde a construção e a transformação sejam o foco principal da aprendizagem. 

> Confira o artigo completo: artigo puc

Abrir no WhatsApp
1
Estamos à disposição!
Ola! 👋
Podemos te ajudar?